Collected short stories designa uma exposição e um livro. Daniel Blaufuks sempre utilizou muito ambas as formas de apresentação de trabalho: nos últimos 13 anos fez dezasseis exposições individuais e 13 livros catálogo.

Sugerir uma história com duas imagens é de facto utilizar o modelo mais curto de sugestão sequencial. Nestas dez pequenas histórias, o seu âmbito potencial é dado pela relação que se estabelece entre a primeira e a segunda imagens a partir de: espaço e personagem, olhar e perspectiva, ritmos geométricos analógicos das secções de imagem, interior e exterior na cidade, plano parcial e grande plano, transparência e cor, tecido e corpo, escuro e iluminação artificial.

 

A estas tensões se acrescentam algumas recorrências: a iluminação muito focalizada de objectos ou partes de pessoas em contextos escuros; a variação entre o instantâneo e a pose estudada; o isolamento de personagens em que sublinha uma expressão corporal ou facial; a dualidade dos sítios fixos com a sua simultânea qualidade de passagem; o negro, o branco e os tons avermelhados; os actos e a espera; uma vaga nostalgia associada à condição da viagem; o valor pictórico do que poderiam ser na nossa memória imprecisa, umas nuvens na pintura romântica, uma cama desfeita na pintura barroca, uma mulher desfocada em Richter, ou uma piscina em Hopper é um valor intra-textual que se imiscui no valor fotográfico forte que também têm.

 

A mutilação ( mão a sangrar segurando uma gilete, mão de cerâmica sem um dos dedos, sabre de esgrima), os panos ( de cama, de sofá), as paredes e o vidro, o céu ( nuvens, avião, torre, atmosfera através das janelas ou grades) atravessam o conjunto para lá de cada história. Escondido atrás de um binóculo, o artista vigia os lugares do seu e do nosso desassossego ficcional.

No cimo de um escadote é possível aceder à projecção de uma pequena história nas páginas de um livro aberto: de dentro dela, a partir duma chávena feita tremer pela mão que a segura, aparece o som tornado extensível a toda a exposição e às sinestesias em que cabem a desfocagem ou os efeitos da passagem de um avião.

 

Leonor Nazaré